Serviços afetados pelo coronavírus em Petrolina

O comércio, as agências bancárias e as instituições públicas e privadas terão funcionamento alterado durante o período de quarentena na cidade.

As medidas do decreto de emergência de saúde pública para combater a propagação do novo coronavírus em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, entraram em vigor nesta quarta-feira (18). Com as recomendações, o comércio, as agências bancárias e as instituições públicas e privadas terão funcionamento alterado durante o período de quarentena na cidade.

Prefeitura e serviços municipais

A Prefeitura de Petrolina vai funcionar em horário especial durante o período de quarentena na cidade para conter a propagação do coronavírus. Os serviços essenciais como os de segurança, limpeza pública e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funcionarão normalmente.

  • Para evitar as aglomerações, o Restaurante Popular estará fechado. As equipes farão a entrega das marmitas ao público no mesmo local.
  • O Centro Pop estará fechado, mas, haverá o fornecimento das refeições serão feitos aos atendidos no local.
  • O atendimento a pessoas com mais de 60 anos ficará suspenso temporariamente na Casa Bolsa e unidades do CRAS.
  • O atendimento presencial do Prodecon está suspenso.

Escolas, creches e Universidades

As aulas das creches, Nova Semente, escolas municipais e privadas, Facape, UPE, Univasf e IF Sertão-PE estão suspensas.

Equipamentos culturais

O funcionamento de cinemas, teatros, entre outros equipamentos culturais públicos e privados, como o Museu do Sertão, Parque Josepha Coelho e da Biblioteca Municipal estão suspensos.

Comércio

Na sexta-feira (20), o governo de Pernambuco determinou o fechamento do comércio em todo o estado.

Em decreto publicado na quarta-feira (18), a prefeitura fez recomendações para que supermercados e mercados atacadistas limitem entrada de clientes em 50 de cada vez, de modo a evitar aglomerações. Os centros de artesanatos, as feiras livres e o Mercado do Turista estarão fechados.

Sesc

O Sesc Petrolina suspendeu suas atividades dos Programas de Educação, Cultura, Assistência, Saúde e Lazer, por um período de trinta dias. O Restaurante Oscar Sobral (Ioiô) e o Banco de Alimentos são exceções, portanto continuarão funcionando neste período. A medida preventiva tem o intuito de preservar a saúde de todos os usuários e funcionários, seguindo as recomendações dos governos estadual e municipal.

Shopping

O shopping da cidade vai funcionar em horário especial a partir desta quarta-feira (18). As lojas e a praça de alimentação ficarão abertas das 12h às 20h. O supermercado abre às 8h. A Caixa Econômica funciona das 9h às 15h. O Expresso Cidadão, das 8h às 20h. O cinema ficará fechado. As mudanças seguem por tempo indeterminado.

A prefeitura recomendou, através de decreto, que o funcionamento do shopping seja suspenso a partir do sábado (21), com exceção de farmácias e clínicas que funcionam no local.

Agências bancárias

Em nota divulgada nesta sexta-feira (20) a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que “as agências bancárias permanecem abertas, com atendimento aos seus clientes, priorizando os públicos mais vulneráveis, como o de aposentados e pensionistas. O atendimento bancário, portanto, está garantido a todos”.

A recomendações da Febraban para conter a propagação do novo coronavírus, orienta que “os bancos deverão, pontualmente e por períodos limitados de tempo, alterar horários de atendimento ou suspender serviços em agências selecionadas. Os clientes serão informados adequadamente pelos canais de comunicação de cada banco. O setor se compromete a assegurar a prestação de serviços essenciais”.

“A Febraban e os bancos recomendam enfaticamente a seus clientes e usuários do setor bancário que, atendendo às recomendações das autoridades sanitárias, evitem deslocar-se para as agências bancárias e deem preferência a usar produtos e serviços dos bancos por meio dos canais remotos disponíveis para a população”.

Receita Federal

O atendimento presencial na unidade da Receita Federal de Petrolina foi suspenso e será prestado exclusivamente através dos canais de comunicação remota com os contribuintes, pela internet e pelos aplicativos móveis.

Por G1 Petrolina

https://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2020/03/18/veja-o-que-abre-e-fecha-em-petrolina-apos-decreto-municipal-de-combate-ao-coronavirus.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up